Projeto cores e formas para maternal

PROJETO CORES E FORMAS



Turma: Maternal II

1) Tema: 

Brincando com Cores e Formas

2) Objeto Detonador: 

Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que vive.

3) Justificativa:

Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança identifica-las.

4) Perfil do grupo:

Crianças de dois anos de idade, participativas e curiosas em contínuo processo de desenvolvimento e descobrimento do seu mundo.

5) Objetivos

- Conceituais:

• Identificar cores e formas.
• Nomear cores e formas.
• Ampliar vocabulário.
• Desenvolva percepções visuais, auditivas e táteis.
• Reconhecer a existência de diferentes formas, (ler) e interpretar.

- Procedimentais:

• Conhecer e nomear cores e formas.
• Aprender a usar as cores.
• Reproduzir cores e formas.
• Ampliar vocabulário.
• Reconhecer existência de formas e cores do mundo.
• Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de
expressão.
• Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura,
da colagem e da construção.
• Ampliar o conhecimento do mundo.
• Desenhar a partir do que foi observado.

- Atitudinais:

• Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural.
• Identificar, valorizar e reconhecer as cores e formas.
• Deleitar-se no momento de desenhar.
• Apreciar as artes visuais.
• Possibilitar a integração com pessoas e ambientes.

6) Janelas:

• Linguagem oral e escrita.
• Artes visuais.
• Natureza e sociedade.
• Matemática.
• Movimento.
• Música.

7) Etapas:

- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias e sobre as formas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo).
- Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores e ressaltando suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico (a cor da roupa da criança, etc.).
- Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água em recipiente transparente para que observem o resultado.
- Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir que manuseiem. Propor as seguintes perguntas para despertar sua observação: Vocês conhecem os Blocos Lógicos? Quais são essas figuras geométricas? Quais suas cores?, Etc.
- Ouvir a música arco íris (Xuxa), acompanhando o ritmo com o material da bandinha;
- Registrar com guaxe de cores variado o que mais chamou atenção da criança na música;
- Folhar revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;
- Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças;
- Pedir aos pais que mandem uma fruta de casa para fazer uma salada de frutas, (explicar aos pais o objetivo da solicitação);
- Fazer uma salada de frutas junto com as crianças e usar as cores trabalhadas. Registrar com colagem de recorte de frutas de revista.
- Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos.
- Registrar a cor vermelha: pintar com guaxe o coração.
- Registrar a cor azul: pintar um céu com buchinha e guaxe e colar estrelas.
- Registrar a cor amarela: pintar um girassol com cola colorida.
- Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido.
- Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar as cores novas que descobriu;
- Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é, quem já viu;
- Brincar com massinha nas cores do arco íris;
- Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o arco íris usando mistura de cores de tinta guaxe com buchinha.
- Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos (peixes, mar e conchinhas). Registro com areia e guache misturados, colagem de conchinhas e de peixinhos feitos com furador.
- Organizar um aquário na sala com um peixinho;
- Escolher um nome para o peixinho;
- Explicar as crianças quais os cuidados que devemos ter com o peixinho e como proceder;
- Fazer registro de um peixe com colagem de papel celofane.
- Dividir a tarefa de cuidar do peixinho com as crianças;
- Explicar aos pais o objetivo da atividade e solicitar autorização para que a criança leve o peixinho para passar uma noite em sua casa;
- Realizar um sorteio em sala e colocar em um cartaz, o roteiro do peixinho para que as crianças possam saber quando será sua vez de levar para casa.
- Ouvir a música "Aquarela". Registrar, usando lápis de cor para aquarela.
- Explorar os livros da Turma da Mônica chamados: Turma da Mônica e as Formas Geométricas e Turma da Mônica e as Cores. Contar a história e permitir que as crianças manuseiem os livros. Registro (desenho com interferência).
- Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor. Pedir que colem esta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho;
- Fazer uma casinha com formas geométricas, e pedir que montem, identificando qual é cada forma. Fazer também um prédio e comparar as formas geométricas usadas;
- Brincar de jogo dos quatro cantos: desenhar um grande quadrado no chão, e cada um fica num canto, e tem um pego. Quando a professora fala trocou, os colegas tem que trocar de lugar e o pego tem que tentar entrar em um dos cantinhos.
- Esconder em sala algumas formas geométricas. Mostrar uma forma e a turma deve encontrar a mesma forma mostrada. Colocar formas geométricas nas crianças e pedi-los para achar as mesmas formas;
- Registro da figura geométrica quadrado: pintar com guaxe o quadrado apresentado e ao lado desenhar seu próprio quadrado na cor desejada.
- Registro da figura geométrica triângulo: utilizar um sorvete na casquinha e pedir que coloram apenas o triângulo com giz de cera.
- Registro da figura geométrica retângulo: a partir do desenho de um caminhão, pedir que coloram apenas a parte retangular.
- Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o formato. Registrar círculos coloridos;
- Trabalho de registro: pintar de azul todos os quadrados. A outra forma pinte como quiser.
- Trabalhar a bandeira brasileira. Fazer o contorno da bandeira brasileira. Cortar vários pedacinhos de papel verde em formato de retângulo, vários amarelos em formato de losango e vários azuis em formato de círculo. Montar um mosaico da bandeira.
- Colar círculo amarelo numa folha e pedi-los para desenhar um sol.
- Realizar brincadeira na quadra: usar um grande lençol e várias bolinhas coloridas (da piscina de bolinha) colocando todas as bolas em cima do lençol e fazendo um grande quadrado com todos os alunos segurando-o. Dar um sinal e propor que todos sacudam bem o lençol até todas as bolinhas caírem no chão. Estas ficarão misturadas, então, propor que corram buscando as bolas por cor para guardar.
- Trabalho de registro montando mosaico com as cores das bolinhas.
- Colar no chão um quadrado vermelho, um triângulo amarelo e um círculo azul. Ir brincando: meninas dentro do círculo azul... Meninos no quadrado vermelho... Meninas com cabelo preso no triângulo amarelo...

8) Avaliação

• Será feita avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento de
etapas.

9)Duração

• Aproximadamente dois meses.

Comentários