Projeto Arte no berçário - Educação Infantil
TEMA: Brincando e criando através da ARTE
JUSTIFICATIVA:
A criança desde cedo nos convida a descobrir e a experimentar o mundo, o meio que nos cerca. Aquilo que não podem explicar com palavras, expressam através dos sentimentos, ações, e principalmente através da imaginação e das brincadeiras. Nisto, a criança como um ser curioso, explorador, corajoso e aventureiro encontra-se numa condição essencial do ato de criar, uma arte não como qualquer outra, mas uma arte de significados e experiências riquíssimas para sua constituição como sujeito.
Para tanto, torna-se imprescindível criar possiblidades para que elas possam ampliar seus horizontes, seus conhecimentos, suas experiências, e principalmente seu pensamento crítico e criativo quanto as coisas que lhe rodeiam.
Portanto, nossa proposta é proporcionar aos pequenos diferentes sensações, com diferentes materiais, em lugares e espaços diversificados, ampliando seu repertório de conhecimentos e aprendizagens, através da brincadeira como parte do ato de criação. De modo que possam explorar seus próprios limites (corpo), e sentimentos, deixando aflorar as mais diversas linguagens e narrativas, através do simples prazer de fazer ARTE.
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar às crianças atividades que desenvolvam a aprendizagem, a partir do ato crítico
e criativo de pensar e experimentar, valorizando a linguagem artística
e lúdica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Apreciar
e valorizar a arte e o brincar;
- Explorar o mundo à sua volta;
- Estimular a percepção visual,
e a habilidade de observação;
- Despertar os sentimentos e as expressões artísticas;
- Reconhecer a importância das narrativas infantis;
- Proporcionar diferentes produções artísticas;
- Ampliar a linguagem artística, oral e o vocabulário;
- Socializar-se com o meio e com o outro;
- Experimentar diferentes sensações (sentir, ver, ouvir);
- Criar e inventar
novas artes;
- Desenvolver o gosto pela arte.
METODOLOGIA:
O projeto tem por intuito, possibilitar atividades que promovam explorar diferentes materiais. Considerando isto, as professoras irão propiciar aos alunos, criar e ampliar suas expressões e sentidos através da brincadeira e da Arte. Deste modo, proporcionando construírem significados únicos e pessoais de mundo, através das relações que serão estabelecidas com as diversas atividades.
ELEMENTO DETONADOR:
O projeto tem como elemento detonador a
criação e o imaginário das crianças.
Para tanto, as professoras juntamente com a turma irão explorar os materiais
da Sala de Oficinas, questionando-os e instigando-os sobre as possibilidades de criar novas coisas com tais materiais ali disponíveis.
ATIVIDADES PREVISTAS:
- Caligrafia de bebê (tinta
preta diluída na água em jornal);
- Pintura de caverna e arte rupestre (giz e pedras);
- O menino
com o pirulito (rolo
de papel e giz);
- Cavalete (plástico
transparente e tinta);
- Giz colorido (giz de cera colorido e folhas A3);
- Pintura sobre fundo
coloridos (tecido e tinta);
- Pintura em revista;
- Páginas amarelas
(giz de cera, fita
adesiva e folhas);
- O velho guarda-sol (guarda-sol ou guarda-chuva velho e tinta);
- O lápis de cor (lápis de cor e papel);
- A Torre (caixa de papelão, papel pardo, tinta);
- O rabo rabisca? (rabinho
de lã, tinta, papel pardo);
- Cortar e rasgar (papéis
coloridos, tesouras);
- Velhas almofadas
(tecido, tinta);
- Carvão (papel e carvão);
- Gravuras de beterraba (beterraba, papel);
- Aquarela dos bebês (aquarela, papel)
- Sobre rodas (carrinho, tinta e papel pardo);
- Pintura com rolo (rolo,
tinta, papel);
- Argila;
- Entre outros materiais.
DURAÇÃO:
O presente projeto “Brincando e criando
através da ARTE” terá como duração de
dois meses, a partir do dia 20/06 até o dia 20/08. Podendo haver alteração
de período.
SOCIALIZAÇÃO:
A culminância se dará com a visita a um
museu de artes, podendo ser a Bienal, juntamente com os pais dos
alunos.
AVALIAÇÃO DAS PROFESSORAS:
A avaliação constará de uma permanente
ação e reflexão, com uma análise crítica
sobre as ações educativas, através
das atividades e dos trabalhos realizados, considerando se os
trabalhos desenvolvidos, assim como a
prática do projeto, trouxeram resultados positivos e melhorias para o ensino- aprendizagem docente e discente.
AVALIAÇÃO DOS ALUNOS:
A avaliação dos alunos será feita no contínuo desenvolvimento das atividades, sendo registrada com fotos e vídeos a partir das propostas pedagógicas. No término do projeto, serão expostos alguns dos trabalhos na Mostra Pedagógica da escola.
REFERÊNCIAS:
As atividades previstas foram baseadas
no seguinte livro:
HOLM, Anna Marie. Baby-Art – Os primeiros
passos com a arte. Publicado pelo Museu
de Arte Moderna MAM de São
Paulo, 2007.
Gostou das postagens? Então compartilhe com seus amigos!

Comentários
Postar um comentário