PROJETO: UM MUNDO DE TEXTURAS E SENSAÇÕES...
TURMA: BERÇÁRIO II
PROFESSORAS:
Problema: Como proporcionar aos bebês a oportunidade de exploração e experiências através de texturas e sensações, ampliando sua capacidade de expressão?
Justificativa: O desenvolvimento das
crianças na Educação Infantil depende das oportunidades de aprendizagem oferecidas pelo mundo que as cerca. Oferecer diferentes materiais as crianças é uma
maneira de ampliar a capacidade de expressão
delas e contemplar as inúmeras
possibilidades que se apresentam diante das atividades que envolvem os sentidos. Sendo assim, pensamos
num projeto que proporcionasse
um mundo de possibilidades e experimentação. Quando oferecemos atividades que exercitam os sentidos,
estamos possibilitando um desenvolvimento amplo e prazeroso
em que os bebês ampliam
a capacidade de explorar texturas,
sabores, cheiros e cores de diferentes formas. Este projeto parte do
princípio que, através da exploração
de diferentes materiais os pequenos ampliam a capacidade de expressão e o conhecimento do mundo. Os
objetos e materiais disponibilizados aos bebês
proporcionam experiências diversificadas e novas descobertas. Sendo assim, é relevante o trabalho com sensações no
berçário, num sentido de fornecer estímulos para a aprendizagem dos bebês.
Objetivo Geral: Proporcionar o desenvolvimento das expressões e dos sentidos através de atividades lúdicas e da experimentação de diversos materiais.
Objetivos Específicos:
- Explorar diferentes materiais observando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio.
- Observar as reações das crianças em cada estimulação do tato, paladar,
olfato, visão e audição;
- Explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais, motoras e movimentos de pressão, encaixe,
rasgar e amassar;
- Ampliar gradualmente o conhecimento do seu corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustar suas habilidades motoras;
- Deslocar-se com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras.
Conteúdos:
- Identidade e Autonomia: Adaptação; exploração do espaço;
iniciativa para fazer escolhas.
- Artes Visuais: Exploração de diversos materiais;
elementos constituintes da linguagem visual
(texturas), observação e conversação sobre imagens e objetos.
- Música: Expressão oral e corporal.
- Linguagem: Linguagem oral e corporal.
- Matemática: noções de espaço e tempo, velocidade
(rápido, lento, depressa, devagar).
- Corpo e Movimento: corpo humano, equilíbrio, coordenação
motora, sensações, percepção de
ritmo, flexibilidade, controle muscular: encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, empilhar, chutar,
escorregar, engatinhar, dançar, correr, andar, saltar, manusear, entre outros,
noções de lateralidade.
Metodologia:
Manusear diversos materiais:
- Esponja
- Lã
- Lixas
- Algodão
- Bolinhas de gel
- Plástico bolha
Fazer pintura com tinta guache
Massinha de modelar
Comer e explorar gelatina
Brincar com balões coloridos
Amassar papel crepom
Rasgar e manipular revistas
Fazer bolinhas de sabão
Manuseio de areia e brita
Realizar massagem Lanterna
Diversos tipos de sons (alto/baixo)
Atividade com chantili
Cronograma: 1 mês
Avaliação:
No decorrer do projeto será observado o desenvolvimento:
- Explora com prazer materiais variados;
- Manipula brinquedos e materiais sonoros;
- Demonstra prazer em ouvir sons;
- Participa de brincadeiras musicais;
- Manuseia livros, folheando-os;
- Explora sons, texturas e imagens;
- Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo;
- Demonstra coordenação motora fina e ampla (escavar, chutar, puxar fio, encaixe de pinos);
- Utiliza suas habilidades motoras para realizar movimentos simples (subir escadas...) e amplos (pular rio, bambolê...);
- Manifesta interesse em superar seus limites;
- Explora os diferentes espaços oferecidos pela Instituição;
- Identifica sua própria imagem em outros meios (espelho, foto);
- Segura, examina e explora objetos de diferentes formas;
- Sacode ou aperta objetos (colocados na mão fazendo ruídos intencionais ou não);
- Imita sons, ações e gestos (palmas, acenos...);
- Segue visualmente um objeto em movimento;
- Engatinha, senta, fica de pé, rola, anda;
- Explora diferentes posturas corporais;
- Demonstra equilíbrio e ritmo nos movimentos.
Comentários
Postar um comentário