Projeto para Berçário - Um mundo de texturas e sensações para Educação Infantil

PROJETO: UM MUNDO DE TEXTURAS E SENSAÇÕES...

 


TURMA: BERÇÁRIO II

 

PROFESSORAS: 

 

Problema: Como proporcionar aos bebês a oportunidade de exploração experiências através de texturas e sensações, ampliando sua capacidade de expressão?

 

Justificativa: O desenvolvimento das crianças na Educação Infantil depende das oportunidades de aprendizagem oferecidas pelo mundo que as cerca. Oferecer diferentes materiais as crianças é uma maneira de ampliar a capacidade de expressão delas e contemplar as inúmeras possibilidades que se apresentam diante das atividades que envolvem os sentidos. Sendo assim, pensamos num projeto que proporcionasse um mundo de possibilidades e experimentação. Quando oferecemos atividades que exercitam os sentidos, estamos possibilitando um desenvolvimento amplo e prazeroso em que os bebês ampliam a capacidade de explorar texturas, sabores, cheiros e cores de diferentes formas. Este projeto parte do princípio que, através da exploração de diferentes materiais os pequenos ampliam a capacidade de expressão e o conhecimento do mundo. Os objetos e materiais disponibilizados aos bebês proporcionam experiências diversificadas e novas descobertas. Sendo assim, é relevante o trabalho com sensações no berçário, num sentido de fornecer estímulos para a aprendizagem dos bebês.

 

Objetivo Geral: Proporcionar o desenvolvimento das expressões e dos sentidos através de atividades lúdicas e da experimentação de diversos materiais.

 

Objetivos Específicos:

  • Explorar diferentes materiais observando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio.
  • Observar as reações das crianças em cada estimulação do tato, paladar, olfato, visão e audição;
  • Explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais, motoras e movimentos de pressão, encaixe, rasgar e amassar;
  • Ampliar gradualmente o conhecimento do seu corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustar suas habilidades motoras;
  • Deslocar-se com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras.


Conteúdos:


  • Identidade e Autonomia: Adaptação; exploração do espaço; iniciativa para fazer escolhas.
  • Artes Visuais: Exploração de diversos materiais; elementos constituintes da linguagem visual (texturas), observação e conversação sobre imagens e objetos.
  • Música: Expressão oral e corporal.
  • Linguagem: Linguagem oral e corporal.
  • Matemática: noções de espaço e tempo, velocidade (rápido, lento, depressa, devagar).
  • Corpo e Movimento: corpo humano, equilíbrio, coordenação motora, sensações, percepção de ritmo, flexibilidade, controle muscular: encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, empilhar, chutar, escorregar, engatinhar, dançar, correr, andar, saltar, manusear, entre outros, noções de lateralidade.

 

    Metodologia:

 

Manusear diversos materiais: 

  • Esponja
  • Lixas
  • Algodão
  • Bolinhas de gel
  • Plástico bolha

Fazer pintura com tinta guache

Massinha de modelar

Comer e explorar gelatina

Brincar com balões coloridos

Amassar papel crepom

Rasgar e manipular revistas

Fazer bolinhas de sabão

Manuseio de areia e brita

Realizar massagem Lanterna

Diversos tipos de sons (alto/baixo)

Atividade com chantili


    Cronograma: 1 mês

 

    Avaliação: 

No decorrer do projeto será observado o desenvolvimento:

  • Explora com prazer materiais variados;
  • Manipula brinquedos e materiais sonoros; 
  • Demonstra prazer em ouvir sons;
  • Participa de brincadeiras musicais;
  • Manuseia livros, folheando-os;
  • Explora sons, texturas e imagens;
  • Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo;
  • Demonstra coordenação motora fina e ampla (escavar, chutar, puxar fio, encaixe de pinos);
  • Utiliza suas habilidades motoras para realizar movimentos simples (subir escadas...) e amplos (pular rio, bambolê...);
  • Manifesta interesse em superar seus limites;
  • Explora os diferentes espaços oferecidos pela Instituição;
  • Identifica sua própria imagem em outros meios (espelho, foto);
  • Segura, examina e explora objetos de diferentes formas;
  • Sacode ou aperta objetos (colocados na mão fazendo ruídos intencionais ou não);
  • Imita sons, ações e gestos (palmas, acenos...);
  • Segue visualmente um objeto em movimento;
  • Engatinha, senta, fica de pé, rola, anda;
  • Explora diferentes posturas corporais;
  • Demonstra equilíbrio e ritmo nos movimentos.
Gostou das postagens? Então compartilhe com seus amigos!

Comentários