PROJETO DESCOBRINDO AS CORES
JUSTIFICATIVA: As cores estão presentes em tudo o que nos cerca, São elas um dos conceitos básicos e pré requisitos que necessitamos desenvolver nas crianças.
PÚBLICO ALVO: Alunos Maternal II.
PERÍODO: Anual, duas aulas semanais.
CONTEÚDO: Cores
OBJETIVOS:
- Identificar cores;
- Nomear cores no ambiente,
sala de aula, parque e roupas;
- Selecionar objetos,
classificando as cores;
- Relacionar as cores
primárias com os objetos da sala de aula, roupas e objetos pessoais dos alunos;
- Reconhecer a existência de cores no mundo;
- Reconhecer
a importância das cores;
- Demonstrar
a utilização das cores, nas revista, fotos, livros de histórias, obras de artes e tudo
que nos cerca;
- Desenvolver
o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora,
a percepção visual e auditiva da criança;
- Ampliar o conhecimento de mundo;
- Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho,
da pintura, da colagem e da
construção.
DESENVOLVIMENTO:
- Organizar as
crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir para observar e falar sobre as cores das roupas de
cada um e os objetos da sala de aula;
- Realizar
um passeio pela escola, para observam as cores do prédio, dos brinquedos do parque e tudo o que cerca
a escola;
- Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias;
- Mostrar fotos
coloridas, observando a diversidade de cores . Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o
lúdico(a cor da roupa da criança, etc.);
- Realizar
experiência com anilina nas cores primárias com água em recipiente transparente para
que observem o resultado;
- Proporcionar a experiência da mistura das cores com canudos;
- Ouvir a música arco íris (Xuxa),
acompanhando o ritmo
com o material da bandinha;
- Registrar
com guache de cores variadas o que mais chamou atenção da criança
na música;
- Ouvir música
sobre as cores cd da Xuxa, só para baixinhos
II;
- Folhear revistas
e observar o que mais lhes chama a atenção;
- Confeccionar um mural com figuras escolhidas pelas crianças;
- Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos;
- Brincar com jogo dominó
das cores e jogos
de madeira que trabalha cores;
- Manusear blocos
lógicos;
- Registrar a cor vermelha: desenhar e pintar com guache o coração;
- Registrar
a cor azul: desenhar e pintar um céu com buchinha e guache e colar estrelas;
- Registrar a cor amarela: desenhar e pintar um girassol com cola colorida;
- Registrar a cor verde:
papel crepom molhado
e batido;
- Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar as cores novas
que descobriu;
- Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que
é, quem já viu;
- Assistir o vídeo da Kika, de onde vem o arco-íris;
- Brincar com massinha nas cores do arco íris;
- Realizar experiências cientificas para ver o arco-íris;
- Confeccionar um arco
íris com as crianças. Registrar o arco íris
usando mistura de cores
de tinta guache com buchinha;
- Conversar
com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos (peixes, mar e conchinhas);
- Ouvir
a música "Aquarela". Registrar, confeccionando um livro, colocando uma frase
em cada página para as crianças
ilustrarem;
- Realizar pintura
com giz molhado;
- Realizar pintura
com giz de cera branco,
descobrindo o que desenho utilizando tinta guache;
- Realizar
pintura com guache e barbante;
- Realizar pintura
sobre moedas;
- Realizar pintura
com a lixa e sobre
a lixa;
- Realizar pintura
com as mãos e os dedos;
- Utilizar cotonetes
e tinta guache para desenhar
e pintar;
- Fazer experiências com gelatinas;
- Fazer
desenhos com carvão vegetal;
- Realizar
técnica de respingar tinta sobre o papel sulfite, dobrá-lo ao meio e tentar
identificar o desenho que
surgiu;
- Realizar a leitura do poema as borboletas e fazer a ilustração.
MATERIAIS:
- Anilina;
- Tinta guache;
- Cola branca;
- Cola
colorida;
- Barbante;
- Moeda;
- Canudinho;
- Lixa de parede;
- Massa de modelar;
- Sulfite;
- Gelatina;
- Revistas;
- Imagens;
- CD;
- Vídeo;
- Bandinha;
- Cartolina;
- Buchinha;
- Papel crepom;
- Giz de lousa;
- Cotonete;
- Carvão vegetal.
AVALIAÇÃO:
- Participação dos alunos;
- Realização das atividades.
PRODUTO FINAL:
- Exposição das atividades realizadas.
Comentários
Postar um comentário