Projeto para Maternal - Projeto Descobrindo as cores

PROJETO DESCOBRINDO AS CORES


        JUSTIFICATIVA: As cores estão presentes em tudo o que nos cerca, São elas um dos conceitos básicos e pré requisitos que necessitamos desenvolver nas crianças.

PÚBLICO ALVO: Alunos Maternal II. 

PERÍODO: Anual, duas aulas semanais.

CONTEÚDO: Cores

OBJETIVOS:

  • Identificar cores;

  • Nomear cores no ambiente, sala de aula, parque e roupas;

  • Selecionar objetos, classificando as cores;

  • Relacionar as cores primárias com os objetos da sala de aula, roupas e objetos pessoais dos alunos;

  • Reconhecer a existência de cores no mundo;

  • Reconhecer a importância das cores;

  • Demonstrar a utilização das cores, nas revista, fotos, livros de histórias, obras de artes e tudo que nos cerca;

  • Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção visual e auditiva da criança;

  • Ampliar o conhecimento de mundo;

  • Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.

DESENVOLVIMENTO:

  • Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir para observar e falar sobre as cores das roupas de cada um e os objetos da sala de aula;

  • Realizar um passeio pela escola, para observam as cores do prédio, dos brinquedos do parque e tudo o que cerca a escola;

  • Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias;

  • Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores . Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico(a cor da roupa da criança, etc.);

  • Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água em recipiente transparente para que observem o resultado;

  • Proporcionar a experiência da mistura das cores com canudos;

  • Ouvir a música arco íris (Xuxa), acompanhando o ritmo com o material da bandinha;

  • Registrar com guache de cores variadas o que mais chamou atenção da criança na música;

  • Ouvir música sobre as cores cd da Xuxa, para baixinhos II;

  • Folhear revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;

  • Confeccionar um mural com figuras escolhidas pelas crianças;

  • Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos;

  • Brincar com jogo dominó das cores e jogos de madeira que trabalha cores;

  • Manusear blocos lógicos;

  • Registrar a cor vermelha: desenhar e pintar com guache o coração;

  • Registrar a cor azul: desenhar e pintar um céu com buchinha e guache e colar  estrelas;

  • Registrar a cor amarela: desenhar e pintar um girassol com cola colorida;

  • Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido;

  • Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar as cores novas que descobriu;

  • Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é, quem viu;

  • Assistir o vídeo da Kika, de onde vem o arco-íris;

  • Brincar com massinha nas cores do arco íris;

  • Realizar experiências cientificas para ver o arco-íris;

  • Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o arco íris usando mistura de cores de tinta guache com buchinha;

  • Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos (peixes, mar e conchinhas);

  • Ouvir a música "Aquarela". Registrar, confeccionando um livro, colocando uma frase em cada página para as crianças ilustrarem;

  • Realizar pintura com giz molhado;

  • Realizar pintura com giz de cera branco, descobrindo o que desenho utilizando tinta guache;

  • Realizar pintura com guache e barbante;

  • Realizar pintura sobre moedas;

  • Realizar pintura com a lixa e sobre a lixa;

  • Realizar pintura com as mãos e os dedos;

  • Utilizar cotonetes e tinta guache para desenhar e pintar;

  • Fazer experiências com gelatinas;

  • Fazer desenhos com carvão vegetal;

  • Realizar técnica de respingar tinta sobre o papel sulfite, dobrá-lo ao meio e tentar identificar o desenho que surgiu;

  • Realizar a leitura do poema as borboletas e fazer a ilustração.


MATERIAIS:

  • Anilina;

  • Tinta guache;

  • Cola branca;

  • Cola colorida;

  • Barbante;

  • Moeda;

  • Canudinho;

  • Lixa de parede;

  • Massa de modelar;

  • Sulfite;

  • Gelatina;

  • Revistas;

  • Imagens;

  • CD;

  • Vídeo;

  • Bandinha;

  • Cartolina;

  • Buchinha;

  • Papel crepom;

  • Giz de lousa;

  • Cotonete;

  • Carvão vegetal.


AVALIAÇÃO:

  • Participação dos alunos;

  • Realização das atividades.

PRODUTO FINAL:


  • Exposição das atividades realizadas.

Comentários